quarta-feira, 12 de setembro de 2007

A hora e a vez de Pachelly Jamacaru - Exposição!


Um mestre da Fotografia!

No Sopé da Chapada do Araripe, na pequena cidade de Crato-CE, se esconde uma das maiores inteligências fotográficas do Nordeste, ainda para ser revelado.
A maioria das pessoas ainda não conhece o seu trabalho. Seu jeito tímido, alheio ao mundo da fama dos grandes espetáculos, das grandes exposições badaladas, sempre na sua grande humildade dos gênios reclusos, não se importa muito que o mundo babe os desprovidos de talento, e não o tenha ainda reconhecido em alta conta.

Esse grande da fotografia, se chama Pachelly Jamacaru, que possui o maior atributo à todos aqueles que se dedicam a essa grande arte: O olhar, a consciência fotográfica, de que não se deve apertar o botão do obturador para registrar uma mera bobagem! Em toda foto existe um sentido, uma idéia que lhe é única, ou que se registra um momento único.
Nas palavras do próprio Pachelly:

"A fotografia fala por si. As palavras, quando muito, observam!"

E Pachelly não deixa por menos.
O homem que também é um grande compositor popular, possui o olhar que está para a lente, como o ouvido privilegiado do "desafinado" do Tom Jobim está para a música. Ou seja, para poucos.

Alguns dos trabalhos desse raro talento estarão em exposição, do dia 11 ao dia 30 de Setembro no SESC Crato. Ontem, dia 11 de setembro, foi a abertura.

Estive lá e fiz a cobertura fotográfica, e filmagem:

Entre Reis e Príncipes...




Intelectuais empolgados e cheias de idéias novas...


Pessoas essenciais...




O Blog DemoCrato estêve presente - George Macário


As brincadeiras com a câmera...


O reencontro dos velhos amigos...


O salão cheio de guloseimas para quem sabe apreciar...



O Fotógrafo que fotografa a fotografia...



Pessoas que fazem toda a diferença do mundo...



Pessoas alegres e descontraídas...


Artista e Produtora...



O Homem e sua obra...


Quem desejar ver a cobertura fotográfica total ( principalmente aqueles que não apareceram nessas poucas fotos ih ih ), podem vê-las num álbum que preparei especialmente para essa cobertura, no link abaixo:

Clique aqui para ver a cobertura completa!


E quem desejar conhecer um pouquinho do trabalho do Pachelly Jamacaru, acesse o link abaixo:

http://www.flickr.com/photos/11001724@N06/sets/72157601955460907/


Abraços,

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

6 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

Dihelson, belo documento. Estou lisonjeado! As pessoas ficaram bem no seu registro que capturou a alegria e a troca de energia dos presentes. A primeira foto ficou legal, demonstra a minha intimidade com a luz, parece até que estou tocando nela, pegando, capturando, rs rss rs. Os sub títulos fizeram jus aos retratados!
Obrigado meu amigo, muito obrigado!
Abração!

Dihelson Mendonça disse...

Pachelly,

A idéia da primeira foto era exatamente essa: A de mostrar que a luz é sua amiga e vc a tem na palma da mão, ou seja, o controle sobre a luz, a intimidade com a luz. Eu também gostei muito dessa foto.

E da de Salatiel também, olha só a cara dele, se vc ampliar... muito expressivo...

De cada pessoa eu tentei captar a energia dessa pessoa, e é engraçado a fotografia, pois se vc quiser saber muito sobre uma pessoa, tente fotografá-la, e ela se revelará para você com uma pose característica no momento da foto. Dependendo da pose, vc vê a personalidade dessa pessoa. É uma coisa que elas fazem espontâneamente. Por isso gosto muito de fotografar gente. Devido ao lado psicológico que há de diferente em cada uma delas, e que só mostra na hora H.

O Vicelmo falou ontem e hoje no programa sobre vc e sua exposição. Leu meu texto que escrevi, leu o do Zé Flávio e relatou como foi lá ontem... foi muito bom, tenho gravado aqui, pois todo dia, estou ravando os programas dele que são armazenados no Blog do Crato para o pessoal que mora fora da cidade.

Acho que vc é o HOMEM do momento, eheheh, aproveite para dar o grande passo!

Um grande abraço,

Dihelson Mendonça

Pachelly Jamacaru disse...

Maestro Dihelson,
Todos vocês, são as pessoas em meu momento. São pessoas do meu apreço!Rapaz, quero ver as matérias do programa, aqui não tenho rádio e infelizmente não tenho como acompanhar. Como que faço para ouvir? Passe um email para o bol com o link, agradeço!
Abraço
pachelly

Marcus Jamacaru disse...

Que bom poder ver a Exposição e conhecer várias fotos suas Pachelly, pois conhecia poucas. Bom também conhecer o amigo Dhielson que fez registros ótimos dos presentes!! É um prazer compartilhar esses momentos entre família e amigos e aprender mais e mais a cada dia seguindo as dicas e conselhos de vcs!! Um dia eu faço a minha rsrsrs!! Abraços e sucesso!!

Dihelson Mendonça disse...

Eu que o diga, Marquinhos!

Um dia eu ainda faço a minha também, eheheheh...
Rapaz, seria bom se a gente fizesse um livro sobre o Cariri, com vários autores retratando a beleza dessa região.

Abraços.

Pachelly Jamacaru disse...

ompaEntão,

Pensamentos positivos meus amigos, não há impossíveis onde impera uma tomada de decisão e a busca por ela! Eu já vislumbro, não só espero! Já conto com as individuais ou coletivas de vocês!
Abraços
Pachelly