quinta-feira, 10 de junho de 2010

VIK MUNIZ - EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS - Por Edilma Rocha

Venham conferir a exposição de fotografia no Espaço Cultural Unifor em Fortaleza, com mais de 140 trabalhos do início da carreira até hoje de Vik Muniz, paulista, publicitário, escultor, pintor, gravador e fotógrafo.
A mostra depois de passar pelos Estados Unidos, Canadá e México, chega ao Brasil e Fortaleza, comfirmando ser o artista o mais consagrado no cenário de arte Internacional na atualidade. Exibe seus trabalhos também na abertura da novela da Globo, Pasione.
Em nossa volta existe um mundo de coisas que aos olhos comuns passariam despercebidas, como lixo, poeira, sucatas, papeis, quebra-cabeças, brinquedos de plástico, arame, algodão, linhas e até materiais perecíveis, entre eles, açúcar, chocolate, molho de tomate, geleias, macarrão e até pedras de diamantes, que Vik as transforma em arte, fotografa e apresenta ao público. O artista percebeu estas coisas do mundo cotidiano e criou com elas a possibilidade fora do comum de mostrar através da arte a fome, miséria, guerras, luxo, glamour, joias e até obras primas de Manet e Bosch em arte e fotofrafia.
No caso das imagens na abertura da novela, trabalha em um imenso galpão repleto de sucatas diversas como, correntes, pneus, eletro domesticos, peças de carro, bicicletas.... Desenha no chão em grande dimensão e com o auxilio de uma equipe, destribue os materiais sobre a imagem. Veja na foto ilustrada aqui na postagem. A longa distancia, fotografa e expõe a sua arte.
Espetacular !

Edilma Rocha

3 comentários:

Pachelly Jamacaru disse...

É isso Edilma, maravilha!
Participar no Zoom não é só com fotos, mas também trazendo acontecimentos do mundo da fotografia!
Divulgando uma exposição, trazendo artigos, comentando, sugerindo!

Muito legal essa sua iniciativa!

Abraços

Edilma disse...

Pachelly,

Quase não vou embora da galeria da Unifor. Fiquei pasma com o que vi por lá. Um grande acontecimento trazer um nome como Vik Muniz ao Ceará. Todo o seu trabalho é mostrado em video no local. Se puder não perca esta oportunidade. Confere aí... espacocultural@unifor.br
Amplia as imagens e vai identificar os materiais empregados sobre o trabalho antes de ser fotografado.
É demais!

Abraço!

Pachelly Jamacaru disse...

Boa sugestão Edilma! E parabéns por esta matéria!

Abraços